Project Description
O projeto para as práticas lúdicas, educativas e de expressão cultural envolve o olhar para os aspectos ambientais, simbólicos, materiais, estéticos e outros elementos que potencializam as ações humanas. Conforme a organização e o arranjo espacial seja ele na escola, seja ele na cidade, apresentam-se possibilidades mais ou menos qualificadas para gerar uma experiência enriquecedora.
É preciso envolver a materialidade e atividades que nela se desenvolvem associando-as em uma unidade ambiental. Na escola essa unidade se concretiza na sala de aula e demais espaços de encontro. A materialidade é composta pelos materiais construtivos, pelas cores, pelos mobiliários, mas seus significados vão muito além dessa organização. Esses podem ocorrer tanto em edifícios, como por exemplo, a casa e a escola, quanto em espaços livres privados e públicos como nos quintais, pátios, ruas, praças e parques da cidade.
Se na escola o espaço se torna educativo, quando seus componentes materiais estão adequados à proposta pedagógica; na cidade, o ambiente urbano a configuração dos espaços públicos também denota implicitamente determinados interesses e ideologias que são absorvidos pelas pessoas que o utilizam.
Nosso propósito é criar, pensar e construir espaços que ofereçam uma formação humana e cultural com vistas à autonomia, ao desenvolvimento pessoal, profissional, ao pensamento crítico e a cidadania.